Pular para o conteúdo principal

SOCIALIZANDO A LAMA DA SAMARCO


E mais um dos nossos medos se tornou realidade. A seca histórica que deixou grande parte da cidade sem água, em seguida a lama do rejeito de mineração da Samarco que dizimou a vida do Rio Doce levando a cidade de Valadares ao caos hídrico e agora, a enchente. Mas não é uma enchente trazendo água e solo das erosões da zona rural da bacia, mas trazendo também os rejeitos da mineração que ainda estão depositados na região de Mariana, nos reservatórios das barragens e no leito do rio. Uma lama que é uma grande incógnita para todos. Tem algum problema com o contato direto? E os seus componentes químicos? E os seus efeitos ao longo prazo na saúde das pessoas e dos animais? Antes estávamos apenas observando pela ponte ou pelas margens do rio Doce, mas agora ela está dentro das casas. A lama de rejeitos que na nossa região era exclusivamente do Rio Doce agora é de todos, principalmente dos que moram as margens do rio. Podemos afirmar que agora a lama foi socializada com a população. Com o aumento da turbidez da água, a captação e o abastecimento poderão também ser suspensos devido a piora na qualidade da água.  E muitos achavam que a situação não poderia piorar.
Vivemos uma crise econômica, social e ambiental extremamente grave na nossa cidade e região. Familias estão mudando da cidade para fugir desta tragédia que parece sem solução e, o que é pior, sem fim.  Será esta a nossa nova realidade?  Esta é uma situação que deixa a todos angustiados e descrentes das ações governamentais e da própria empresa para tentar (eu disse tentar) solucionar o problema.  A água mineral foi cortada, os pontos alternativos de captação de água para tratamento na estação central do SAAE não foram feitos. O que podemos esperar?
Mas, não podemos perder a esperança. Temos que continuar lutando e cobrando dos nossos gestores, políticos e da empresa ações rápidas e urgentes em relação a esta situação que gera tristeza e muita indignação. Temos que nos unir e cobrar de forma organizada as providências necessárias das instituições competentes uma solução para estes problemas. Recentemente foi criada a AVADMA, Associação Valadarense de Defesa do Meio Ambiente, uma associação que não está envolvida com questões políticas e partidárias, sem interesses pessoais ou particulares mas, coletivo. O objetivo é atuar de forma direta na resolução destes graves problemas ambientais que assolam a nossa cidade e região. Problemas que dificilmente serão solucionados sem a participação da sociedade civil organizada.
Podem ter certeza de que o Brasil já esqueceu do rio Doce  e de Governador Valadares. Somos apenas uma pequena agulha neste gigantesco mar de problemas que o Brasil enfrenta. Se nós não cuidarmos da nossa terra, ninguém cuidará.

Comentários

Postar um comentário