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A CIÊNCIA É PARA TODOS

A tecnologia no mundo tem evoluído de forma surpreendente e rápida. Quem poderia imaginar há poucos anos atrás que poderíamos ter acesso as informações de todo o planeta em um pequeno celular. Que poderíamos enviar fotos, ver filmes em qualquer lugar nestes pequenos aparelhos; que um satélite no espaço fosse capaz de observar você sentado na sua varanda ou lavando seu carro; que as plantas fossem capazes, através de modificações genéticas, de produzir substâncias químicas que agem como vacinas naturais imunizando as pessoas contra doenças, que o homem fosse capaz de reproduzir uma parte do nosso corpo como a pele ou fígado, em laboratório.
Toda esta evolução tecnológica que utilizamos no dia a dia, gera na maioria dos cidadãos um processo natural de exclusão intelectual, pois, segundo ele, a sua capacidade de entender estes eventos tecnológicos é baixa ou inexistente devido à falta de conhecimento e estudo.  Muitos vêem o profissional de nível superior, os doutores, como um ser supremo dono de todo o conhecimento e da verdade absoluta, tendo receios até mesmo de fazer perguntas simples na expectativa de ser tomado como uma pessoa ignorante e sem cultura. Os cientistas e pesquisadores então, são considerados seres supremos e inatingíveis, verdadeiros deuses, quando se trata da sua inteligência e capacidade intelectual. A ciência é complexa e simples ao mesmo tempo. É claro que, para se tornar um pesquisador, descobrir e viabilizar novas tecnologias são necessários anos de estudos e trabalhos em laboratório e em campo, mas após suas descobertas, a compreensão destas tecnologias torna-se relativamente simples.
Muitas pessoas são interessadas e gostariam de alguma forma, aumentar seus conhecimentos e que por falta de oportunidades de estudar, tiveram que colocar este desejo em segundo plano. A divulgação da ciência e da tecnologia para o cidadão comum de forma simples e clara é uma tendência mundial, pois muitas pessoas apresentam grande potencial de raciocínio e lógica, compreendendo processos e vislumbrando idéias. Este estímulo ao desenvolvimento do raciocínio pelo conhecimento das tecnologias já existentes podem se refletir na capacidade das pessoas de ver as coisas que os cercam e modifica-las para o seu bem estar e da comunidade. Muitos cidadãos comuns, considerados ignorantes pela falta de estudo, possuem capacidade de raciocínio igual ou superior a de muitos cientistas; o problema está na falta de desenvolvimento e treinamento desta capacidade mental.
A popularização da ciência e da tecnologia é o caminho para desenvolver nos jovens e adultos o prazer pela descoberta, estimulando a sua compreensão dos eventos inovadores que ocorrem diariamente.  Nas crianças é uma forma de descobrir e estimular o seu dom pelos números, ciências naturais, ciências sociais ou qualquer outra área do conhecimento. Somos seres pensantes, mas precisamos ter o cérebro estimulado para a compreensão dos eventos e a criação de novas tecnologias.
As nações mais desenvolvidos do planeta tem sua economia baseada no desenvolvimento tecnológico de elevado valor agregado. Países da Ásia como o Japão e a Coréia investem maçiçamente na educação da sua população e formação de cientistas. Por enquanto o Brasil está apenas engatinhando neste terreno, mas com os avanços dos investimentos públicos e privados em ciência e tecnologia em breve estaremos no seleto clube dos países desenvolvidos.
Alexandre Sylvio Vieira da Costa

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